sexta-feira, 24 de março de 2017

 VISITA AO ZICO/IBAS de MANSOA

No dia 3 de fevereiro de 2017, num tempo maravilhoso, pelàs 10 horas da manhã, realizou se uma visita à vila de Cussana e a tabanca de Cussentche a pedido do Claudien Nsabagasani, da Birdlife International, que estava à Guiné Bissau integrando a missão da contagem mundial de aves. A saída aconteceu logo após a reunião que este elemento da BirdLife International teve com a direção da ODZH..


Õ interesse em visitar Mansoa, se prendia com a importância do ecossisme de cussana/cussentche tem para algumas espécies de aves como  Balearica pavonina (Ganga), uma espécie considerada amaçada e aquelas que tem importante papel ecológico nos ecossistemas de Mansoa como Porphyrio alleni e outras.

Outro interesse estava relacionado com a necessidade de constatar in loco os trabalhos feitos pela direção cessante da ODZH nas comunidades acima referidas, como por exemplo a abertura do canal para permitir a drenagem das bolanhas, importantes campos para atividade agrícola das comunidades de Mansoa  e arredores.


Por: Francisco Gomes Wambar
PALESTRA REALIZADA NA UNIVERSIDADE COLINAS DE BOÉ


A 23 de março de 2017, pelas 10 horas da manhã, hora local, realizou-se uma palestra na Universidade Colinas de Boé (UCB) subordinado ao tema, Impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas. A palestra realizada insere-se no conjunto das ações semestrais preconizadas pela ODZH, visando a camada juvenil e estudantil, tendo como objetivo concientiá-los sobre o papel das zonas húmidas e a necessidade da sua conservação como ecossistemas importantes para a vida humana e demais seres vivos.

O encontro foi presidido pelo próprio retor da universidade, Pedro da Costa, que recomendou os alunos a proveitarem e divercificarem os conhecimentos na arena científica, dando maior atensão a questão ambiental, que é neste momento tema de atualidade.

Essa ação e iniciativa da ODZH juntos das instituiçõe do ensino e de formação profissional, faz parte das preocuapções globais sobre as problematicas ambientais, as causas antropicas que afetam a biosfera, que devem ser bem compreendidas e compartilhadas entre as gerações e instituições, como forma de exercicio da cidaddania e do ambiental.

A palestra de 2 horas contou com a participação de 62 pessoas, entre elas o reitor da Univeridade Colinas de Boé, dois palestrantes da ODZH (Hamilton Monteiro e Francisco  Gomes Wambar) e 59 alunos de diferentes especialidades, niveis.

Depois das apresentações ou esposição pelos palestrantes, foi aberto o debate, no qual os palestrantes responderam questões levantadas pelos alunos. Ora os estudantes manifestaram interesse em aderir a organização e partiipar nas atividades da ODZH.




Por: Francisco Gomes Wambar e Hamilton Monteiro

GRITO DE SOCORRO

A Direção do Parque Natural das Lagoas de Cufada vem denunciando a grave situação verificada no parque com a construção da central eletrica de Buba, cuja construção é feita dentro dos limites de PNLC. A construção da central deu muita contraversia, em particular na região de quinara, onde por iniciativas dos ambientalistas, varias diligencias foram feitas, foram criadas varias comissões interministeriais e, em particular a ultima comissão criada da iniciativa da sua Excelência Sr. Presidente da República, José Mário Vaz. O ressultado dessas deligências consistiu em suspender, pelo menos momento, os trabalhos de extensão da rede eléctrica para a vila de fulacunda, e os mesmos trabalhos continuariam no flanco sul, Buba-Catio, passando por Empada.

Por outro lado, enquanto se esperava por uma solução consentânea do problema e mesmo que os trabalhos viessem a prosseguir, deveria haver  e ser chamado a colaborar de forma estreita o PNLC e a sua direção,  para que se possa, através de suas orientações minimizar alguns danos ambientais ou alias evitar a fragmentação de alguns ecossistemas mais importantes e sensíveis, que são objeto de um seguimento ecológico no quadro do IBAP.

O acordado não está a ser respeitado. Pelo que, a 20 de marco de 2017 foi iniciado o trabalho da extenção da rede para Fulacanda, os corredores de 10 metros de largura estão a ser abertos, no interior de PNLC para colocação de pilares de suporte de linhas de alta tensão, usando tractor e motosserras. A pista aberta vai ter uma extensão de 30 km.

Confrontada com essa realidade nova, a direção do parque lança um grito de alarme, fazendo chegar esta informação ao IBAP e ao governo regional de Quinara, alertando para esta situação de ameaça ao bom estado de conservação do parque, à biodiversidade e a aos recursos estratégicos existente para as comunidades residentes do PNLC da região de quinara.









Por: Joãozinho Mané, Diretor do PNLC

terça-feira, 14 de março de 2017

JORNADA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS 2017


A 2 de fevereiro de 2017 celebrou-se a jornada mundial das zonas húmidas, sob o lema "Zonas Húmidas para a Redução de Riscos de Catástrofes". A celebração foi organizada pela Organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas na Guiné-Bissau (ODZH), Gabinete da Planificação Costeira (GPC) e o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP). Por parte da ODZH, a BirdLife International colaborrou e suportou financeiramente a execução das atividades no terreno. O ato teve lugar em Bissau, no parque da cidade conhecido com o nome de Lagoa de de N'Batonha.

Dado que, a razão da forte ameça aos valores naturais que representava a construçao da central eletrica no Parque Natural das Lagoas de Cufada, 1º sítio Ramsar na Guiné Bissau em 1990, a celebração encorajou o governo a respeitar os engajamentos internacionais e estimular as ações que visam promover uma gestão racional e sustentável de zonas húmidas, através da sensibilização de diferentes atores e partes interessadas, incluindo as comunidades residentes.

O evento foi presidido pelo Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em presença de mais de 100 coonvidados, representantes de diferentes organizações do Estado, do setor privado, da sociedade civil, diplomatas e parceiros nacionais.












Fotos da Monte



sexta-feira, 10 de março de 2017

Atelier de Reforço de Capacidade dos Parceiros de BirLife International na África Ocidental

A  convite do Secretariado da BirLife Internacional sedeada em Dakar, a ODZH se fez representar pelo seu Diretor Executivo, Francisco Gomes Wambar, nos dias 20 a 22 de fevereiro de 2017, num atelier de reforço de capacidade dos seus parceiros nacionais sobre advocacia ambiental (plaidoyer). Tomaram parte neste ateliê os representantes das organizações parceiras de Marrocos, Tunísia, Mauritânia, Burquina Faso, Guiné Conakry, Senegal e Guiné-Bissau. Para além de parceiros nacionais presentes, o PRCM,se fez representar com dois elementos.O Senegal na qualidade de pais acolhedor do evento, se fez representar por várias organizações parceiras.
 Vista de trabalho do Diretor Executivo da ODZH

A 10 de março de 2017, pelas 9 horas da manhã, o Diretor Executivo da ODZH  visitou a Escola Normal Superior Tchico Té   com  objetivo de reforçar  parceira com esse instituição do ensino superior e negociar uma data para a realização da primeira palestra da organização nesta escola. A palestra versará sobre a problemática de impactos antrópicos nas zonas úmidas e  a importância da destes sítios vitais para a vida humana.

Logo asseguir, a delegação da chefiada pelo seu Diretor Executivo esteve na Assembleia Nacional Popular, numa audência que lhe foi concedido pelo o Deputado Mario Dias Sami, presidente da Comissão Parlamentar e da Rede Parlamentar do Ambiente, e de Desenvolvimento Durável. O encontro decorreu no gabinete deste, pelas 11 horas da manhã no qual o dignissimo deputado recedeu das mão do Diretor Executivo da ODZH a publicação sobre as zonas húmidas importantes  para as aves na Guiné Bissau - IBAS/ZICOs.