terça-feira, 27 de novembro de 2018

ODZH EM BUBAQUE

Foram cerca de 90 alunos reunidos em sessão de sensibilização e educação ambiental. Os alunos do Liceu Subregional, escola Totokan, e Alicerce de Vida reuniram-se sob a batuta da ODZH na Escola Totokan de Bubaque a 24 de novembro de 2018. O encontro visava mostrar a nova geração os ganhos que possamos obter quando cuidamos e lidamos bem com as zonas húmidas, os valores que têm e ameaças que pendem sobre elas. Sendo as zonas húmidas sítios de maior produtividade biológica há necessidade de nós todos empenharmos na sua proteção.
A sessão de trabalho teve duas partes: uma de sala, onde se falou da organização ODZH, da dinâmica da conservação da natureza e ambiente na Guiné-Bissau, das zonas húmidas e sua importância, as ameaças que pendem sobre elas. a segunda parte prende-se com a necessidade de os alunos terem uma noção terrena das coisas e dos fenómenos erosivos que são nocivos ao ambiente costeiro e a importâncias dos terrafes para a proteção d costa.








MISSÃO DA ODZH A DJETA

Uma equipa mista composta por técnicos da ODZH, GPC e IMPA realizou uma missão de contatos e reuniões com autoridades locais no período que vai de 26 de setembro a 1 de novembro de 2018. No terreno, dois elementos da associação «DJOTCHETCHENGLAR» juntaram-se a equipa para apoiar e facilitar nos contactos locais em Jeta, Dapak, Boté e Caió.
A educação ambiental ao nível das comunidades locais, e a necessidade de despertar consciência ecológica na sociedade através da conscientização dos atores sociais de diversas esferas, visando a compreensão da problemática ambiental, bem como, a relevância de adoção de novos comportamentos e atitudes face à degradação e eventuais ameaças aos recursos naturais.
As condições ambientais, a produtividade dos ecossistemas marinhos e costeiros da zona em causa, fazem do setor de Caio um importante espaço para as rotas de migração e muitas aves escolhem no como sítio de nidificação e reprodução.
A missão teve como objetivo reforçar a sensibilização através da educação ambiental de diferentes grupos de interesse para a proteção e conservação da colonia de Bantambur e contactar todas as partes concernentes com vista preparar uma reunião para discussão, aprovação e posterior assinatura de um Convénio relativo à gestão responsável do sítio - Bantambur.