sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PALESTRA NO LICEU NACIONAL




No âmbito do cumprimento do programa de educação e sensibilização ambiental, a Organização para Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas (ODZH), realizou uma palestra com os alunos do Liceu nacional Kwamé N’krumah. 83 alunos do 10º, 11º e 12º anos participaram na palestra no salão de conferência da escola. O assunto abordado foi a conservação das zonas húmidas e sua importância para os humanos.
ODZH APRENDENDO COM OS ESTUDANTES DE ENEFD



Alguém disse e bem que aprender não ocupa espaço. É nesta ordem de ideia que a 15 de dezembro de 2017,  a ODZH foi a conversa com os estudantes da Escola Nacional de Educação Física e Desportos na qual falou com mais de 40 participantes deste centro de formação profissionalizante. A conversa mantida foi a volta da conservação das zonas húmidas e sua importância para os humanos. Os futuros professores mostraram-se inquietos com relação ao tratamento que se dá a estes ecossistemas tão importante para a vida humana depois de serem familiarizados com as ameaças atuais que pendem sobre as zonas húmidas.

ODZH EM MANSOA




A 15 de dezembro a ODZH visitou o Liceu Quemo Mané em Mansoa onde realizou uma palestra subordinada ao tema Impactos Antropicos nas Zonas Húmidas e a Importãncia da Conservação desses Ecossistemas para o Homem com a participação mais de 80 alunos desse estabelecimento de ensino. Os palestrantes tentaram mostrar para os alunos de Mansoa, para além da problemática atual da conservação das zonas húmidas no país, que o seu território tem uma importância fulcral na conservação de uma espécie emblemática, a Ganga na Guiné-Bissau.



quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

HOMENAGEM A UM ILUSTRE GUINEENSE

O IBAP e a UICN brindou com uma homenagem o ilustre Nelson Gomes Dias. Este homem guineense que teve um papel fundamental na construção do edifício da conservação da natureza na Guiné-Bissau, deixa a UICN.







sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Faculdade de Medicina atenta à Situação das Zonas Húmidas

A 6 de dezembro de 2017, a ODZH deu uma palestra na Faculdade de Medicina de Bissau no qual abordou com os estudantes de medicina a situação das zonas húmidas na Guiné-Bissau e com ênfaze nas de Bissau.

Com os professores cubanos em mistura, foi muito cativante a vontade manifestada e o interesse em relacionar a situação de conservação das zonas húmidas com a saúde preventiva sas populações residentes nestas zonas.

Participaram na palestra 91 estudantes do primeiro ano. O professor Vítor da nacionalidade cubana ao usar de palavra disse que a saúde ambiental e a conservação de zonas húmidas devem merecer atenção dos políticos ligadas às áreas sociais, pois muitas epidemias afligem o povo guineense estão ligados à saúde ambiental.




Estudantes da Escola Normal Superior Tchico Té
Gostam das Zonas Húmidas

Hoje 8 de dezembro de 2017, de manhã cedo, os memros da ODZH visitaram a Escola Normal Superior Tchico Té para conversar com os alunos sobre a situação em que se encontram as zonas húmidas na Guiné-Bissau e sobre tudo, as de Bissau. Tomaram parte na conversa 81 alunos do primeiro ano. O ambiente foi de interrogações visando obter mais esclarecimento sobre o assunto por parte dos alunos.










sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

UM ATÉ JÁ COM A FACILITADORA

Hoje, 01 de dezembro de 2017, o Bold da ODZH organizou um encontro de agradecimento pelo papel desempenhado pela facilitadora Paula Garcia Carreiro, contratada pela BirdLife International para ajudar a organização nesta fase de reestruturação organizacional.






WORKSHOP DE RESTITUIÇÃO

A ODZH participou ontem, 30 de novembro de 2017, nas instalações do IBAP, num Workshop de Restituição dos resultados do projeto Pesquisa Participativa para a Conservação da Biodiversidade do Parque Nacional Marinho de João Vieira e Poilão.