quinta-feira, 22 de junho de 2017

O ENCONTRO DA ODZH  COM IGNACIO MORALES

O coordenador da ONG Bosque y Comunidad da Espanha teve a amabilidade de abrir a sua agenda para conceder, na sala de reuniões do IBAP, a 22 de junho de 2017, um encontro com a equipa da ODZH para falar do relaionamento possível  e de estabelecimento de parceria com a oganização que representa na Guiné-Bissau. Embora fosse o primeiro encotro entre os protaginistas, os sinais de compreensão mútua foram dados e, a intenção da ODZH em pedir este encontro com o Natcho vai ao encotro das pretenções e das perspetetivas desta nossa organização no quadro da sua estratégia de angariar mais parceiros potenciais para o apoio técnico e financeiro às suas atividades.


segunda-feira, 19 de junho de 2017

A ODZH VISITOU A ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
DD BAIRRO DE ANTULA 

A ODZH esteve de visita a escola São Francisco de Asis sita no Bairro de antula a 26 de maio de 2017. Esta visita aconteceu porque a organização solicitou à direção da escola um encontro, palestra com os alunos para falar de impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas.

O objetivo da palestra se prendia com a necessidade de concentizar a camada juvenil nas escolas para a vertente conservação das zonas humidas. Na presença do Diretor Executivo da ODZH, Francisco Gomes Wambar, e o Presendente do Conselho Técnico da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e discutir com os palestrantes as preocuapções globais sobre as problemáticas ambientais de origem antropica.

            A palestra contou com a participação de 100 alunos. Em representação da ODZH estavam presentes no encontro o Francisco Gomes Wambar, Hamilton Monteiro e Arlindo Mendes. A escola fez-se representar por três professores e o próprio  Diretor da Escola. A palestra iniciou-se as 17h20.


         ENCONTRO COM ESCUTEIROS DO AGRUPAMENTO 3
Paróquia de Cristo  Redentor, Bairro de Belém

Perante um universo de 333 escuteiros, a ODZH respondeu de forma positiva à solicicrtação para um encontro em Safim com o agrupamento 3 da Paróquia de Cristo Redentor do Bairo de Belém para a realização de uma palestra sobre impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas.

A palestra teve lugar a 20 de maio de 2017, pelas 15 horas de Bissau, em Safim numa Igreja Católica em fase final de obras. Este tipo de iniciativas da ODZH juntos das instituições de ensino e formação, faz parte das preocuapções globais sobre as problemáticas ambientais de cujos efeitos sobre a biosfera são de grande importância para serem negligenciados pelos jovens guineenses. Por isso, essas iniciativas, visam sensibilizar e consentizar a camada juvenil dos efeitos nefastos para as gerações vindoras de uma má gestão das zonas húmidas no país.


sábado, 17 de junho de 2017

Palestra realizada na Escola São José de Jeriko


A 18 de maio de 2017, pelas 10 horas da manhã, hora de Bissau, a ODZH em colaboração com a direão da escola São José de Jerikó, realizou uma palestra subordinada ao tema,  Impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas.

A palestra cujo objetivo visava concientizar os alunos da necessidade da conservação das zonas humidas foi aberta pelo Diretor Executivo da ODZH, Francisco Gomes Wambar, que ao usar da palavra pediu os alunos para aproveitarem o evento para divercificarem os seus conhecimentos, dando maior atensão a questão ambiental, que, seundo o próprio considera, é um problema nacional. 

Estas iniciativas da ODZH junto das instituiçõe do ensino e formação, faz parte das preocuapções globais sobre as problemáticas ambientais de origem antropica. Os efeitos destas questões sobre a biosfera devem ser compartilhados entre gerações e entre instituições, como forma do exercicio da cidaddania ambiental e da sua promoção. 

A palestra contou com a participação de 119 pessoas no geral. Faz-se saber também que para além dos palestrantes, Julio Soares e Mario Biague e o Framcisco Gomes Wambar, Diretor Executivo da ODZH, Paula Garcia carrero, a facilitadora recrutada pela BirdLife e Geoffroy Citegetse, Diretor do Gabinete da Birdlife International em Dakar acompanharam a palestra. Da parte da direção da escola, participaram três professores e um técnico de informatica.

Os alunos da escola aproveitaram a ocasião para brindar aos visitantes com uma peça teatral sobre o casamento da etnia mancanhe.