quarta-feira, 26 de abril de 2017

ODZH E A ESCOLA CATÓLICA BÁSICA SÃO PAULO 

A 20 dias de abril de 2017, as 16 horas, realizou-se teve lugar na Escola Católica Basica São Paulo uma palestra subordinada ao tema Impactos Antropicos nas Zonas Humidas e a Importancia da Conservação desses Ecossistemas, cujo objetivo era de concientizar os alunos da necessidade da conservação das zonas humidas. A palestra foi aberta pelo subdiretor da escola que recomendou os alunos a aproveitarem as contribuições da palestra para aumemtarem os seus conhecimentos no dominio ambiental, por estar relacionado a sobrevivencia humana.

Essa ação é da iniciativa da ODZH juntos das instituições do ensino e de formação, faz parte das preocuapções globais sobre as problematicas ambientais de causas antropicas sobre a biosfera e que deve ser compartilhado entre as gerações e instituições, como forma do exercicio da cidaddania ambiental e da sua promoção, focando nos alunos, estudantes e acadêmicos.

A palestra contou com a participação de 107 pessoas, incluindo o subdiretor da escola, três professores e três palestrantes. Com a duração de 2 horas, a apresentação dos temas pelos palestrantes, somou-se a sessão de esclarecimento de questões postas pelos intervenientes.

Da parte da ODZH estiveram presentes na palestra o Francisco Gomes Wambar,  Hamilton Monteiro e  Au Lopes. Após a palestra que teve lugar numa das salas de aulas da escola, foi simulada uma sessão de observação, onde os alunos poderam se familializar com o o telescopio no patio da escola.






ENCONTRO DA ODZH COM A ESCOLA BÁSICA JUSTADO VIEIRA

Pelas 9 horas da manhã do dia 20 de abril de 2017, , realizou-se uma palestra na escola Basica Justado Veira sob tema, Impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas, cujo objetivo era concientizar os alunos da necessidade da conservação  humidas vitais para a sobrevivência humana. Ela foi aberta pelo subdiretor da escola que que ao falar sobre o assunto em questão, recomendou os alunos a proveitarem as contribuições dos palestrantes para aumemtarem os seus conhecimentos no dominio ambiental, por se tratar da sua própria sobrevivência.

Essa iniciativa da ODZH junto das instituiçõe do ensino e formação, faz parte das preocuapções globais sobre as problematicas ambientais de origem antropica que deve ser compartilhado entre as gerações e instituições, uma forma do exercicio da cidaddania ambiental e da sua promoção focando nos alunos, estudantes e acadêmicos.

A palestra contou com a participação de 65 pessoas, entre elas, o sdiretor da escola, três professores e três palestranteas. Durante duas horas que incluiu, as apresentações e abordagem de algumas questões sobre abordadas, decorreu a sessão para a qual, alguns alunos mostraram-se tocados com as informações recebidas e afirmaram de dessa data passarão a ser um elemento pro zonas humidas, junto das suas familias e comunidades.


Outros, ainda, apelaram para a conservação de algumas áreas que intedem ser importantes, concientizando para a sua conservação, dado que , são relevantes para a comunidade local e seu potencial hidrico (em Bafata e Banbadinca no leste do país, por exemplo). Os participantes apelaram para a necessidade de introduzir, nos corricula escolar, a problematica ambiental, e em especial das zonas humidas, o estabelicimento de parcerias com as redes de organizações ou associações de jovens, como a forma de fazer passar a mensagem sobre as preocupações com as zonas humidas exsitentes no país.

A abordagem dos palestrantes (Francisco Gomes Wambar e Hamilton Aua Lopes) singiu-se sobre as zonas humidas do país, mas com enfase em zonas húmidas de Bissau pela pecularieade das ameaças a que estão sujeitas, sem também deixar de lado, aquelas de relevancia internacional como as Lagoas de Cufada, Wendu Tcham, Parque Natural de tarafes do Rio Cacheu, e Arquipelagos de Bijagós.



terça-feira, 18 de abril de 2017

VISITA A ESCOLA SOLIDARIEDADE DE ADPP DE BÕR

No quadro das actividades de Organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas (ODZH), foi organizada no dia 31 de Março de 2017, uma palestra para os alunos da Escola de Solidariedade de ADPP de Bôr cujo lema é Impactos Antrópicos nas Zonas Húmidas e a Importância da sua Conservação.

O objectivo da referida palestra era de fazer perceber os alunos, o papel e a importância das zonas húmidas pa pel no equilíbrio ambiental desses ecossistemas e a pertinência da sua preservação e conservação.

Francisco Gomes Wambar, Tcherno Luís Mendes e Orlando Mendes foram os palestrantes que estiveram na escola a conversa com os alunos. A palestra decorreu no espaço exterior da escola onde participaram muitos alunos e professores e até outras escolas vizinhas marcaram presença. No entanto, antes de início das actividades a Directora da escola aconselho os alunos de prestarem bem atenção, tomando as notas necessários devido a pertinência e a importância do tema.

São estas os assuntosabordadosvdurante a palestra:
ü  Enquadramento geral da cidade de Bissau;
ü  Convenção Ramsar;
ü  Impactos antrópicos nas zonas humidas;
ü  Importância de Zonas humidas;
ü  Tipos de zonas humidas;
ü  Mudanças nas  zonas humidas e suas consequências.

A ESCOLA NORMAL SUPERIOR TCHICO  TÉ
RECEBEU A ODZH NUMA FRUTUOSA PALESTRA 



A 7 de Abril de 2017, pelas 10 horas da manhã, hora local, realizou-se uma palestra na Escola Normal Superior Tchico-Té, sob tema, Impactos antropicos nas zonas humidas e a importancia da conservação desses ecossistemas. O objetivo era concientizar os estudantes da necessidade da conservação daszonas humidas para a vida humana.

A palestra foi aberta pelo Diretor da referida escola, sr. Miguel, que ao usar da palavra recomendou aos alunos a aproveitarem esta oportunidade para divercificar os conhecimentos na arena científica, dando maior atensão a questão ambiental, que ele considera como tema da atualidade.

Essa ação e iniciativa da ODZH juntos das instituiçõe do ensino e de formação profissional, faz parte da estratégia global, de sensibilização e consentização sobre as problematicas ambientais, e de impactos antropicos sobre a biosfera. Essas preocupações, segundo a visão da ODZH, devem ser compartilhadas entre as gerações e entre as instituições, como forma de exercicio da cidaddania ambiental, tendo como alvos, os alunos, estudantes e acadêmicos.

 Para além dos três palestrantes membros da ODZH, o diretor e subdiretor da escola, 127 pessoas se fizeram participar que, entre as quais 120 eram alunos da instituição acolhedora, a frequentarem diferentes cursos e níveis. A sessãodirou 2 horas, com a segunda parte virada para o debate em que os alunos, de forma muito proatova mostraram-se interessados nesta matéria, com prguntas e sugestõesinteressantes para os palestrantes.

Os alunos manifestaram o interesse em afiliar na ODZH, e sentiram-se tocados com este gesto da ODZH, e dada que este tipo encontros tem importância capital para a  mudância de relacionamento do homem com o seu meio, os alunos pediram que continuassemos a colaborar com a escola.
Apelaram para a necessidade de introduzir, no corriculum escolar, a problematica ambiental, e em especial das zonas humidas, o estabelicimento de parcerias com as redes de organizações ou associações de jovens, como a forma de fazer passar a mensagem sobre ambiente e a cidadania ambiental.

Francisco Gomes Wambar e Meio Dia Sepa Maria Ié Có abordaram o tema proposto, falando das zonas humidas do país, mas com maior ênfase para as zonas húmidas de Bissau pela pecularieade das ameaças a que as mesmas estão sujeitas, sem deixar de lado, aquelas de relevancia internacional como Arquipélago dos Bijagós, Lagoas de Cufada, Wendu Tcham, Tarafes do Rio Cacheu.

Finalmente o Hamilton Monteiro fez uma demostração do uso do telescopio e binóclo no recinto da escola com os estudantes interessados como forma de os familiarizar com os instrumentos fundamentais para o estudo e monitorização das aves.